Ainda em fase de testes, este Dipolo de Alumínio, pode ser a solução mais viável e barata para quem tem problemas de espaço e quer operar na banda de oitenta metros. inspirado no projéto de CT1BPJ/GLH, com algumas modificações feitas por mim, ela já está pronta para os testes finais. O comprimento total deste dipolo é de aproximadamente 12 metros de ponta a ponta, por isso é necessário que suas pontas sejam isçadas por estirantes de nylon logo após as bobinas. Esses estirantes são necessários para impedir que ela arqueie para baixo devido ao seu comprimento e peso das bo
binas.Neste protótipo utilizei apenas materiais que encontrei em meu quarto de bagunças, para o berço da antena usei perfís de alumínio retirado de longarinas de antenas parabólicas, os isoladores são daqueles utilizados em para-ráios.
As duas Bobinas da Dipolo, as bobinas originais não deu muito certo, por isso foram feitas algumas alteraçoes.
Mais detalhes do berço da Antena com os isoladores e da montagem do berço central da antena. No projéto original foi utilizado um pedaço de PVC do mesmo que foi enrolado as bobinas, para dar uma apresentação mais profissional a antena optei por construir o berço de perfís de alumínio.
Mais detalhes do berço da antena, com os isolantes de para-ráio, retirados de sucatas.A montagem do berço é simples, não requer muito trabalho, basta um arco de serra, furadeira, parafusos de 5/16", trena e esquadro, o resto fica por conta de sua criatividade.
As bobinas são presas aos elementos por meio de parafusos auto-atarraxantes que recomendo que seja de inóx, a mesma coisa no centro da antena onde é ligado o balun de 1:1
Na próxima semana serão feitos os testes e ajustes finais, vamos ver se ela responde bem nos quesitos: recepção, tranmissão e menor SWR. se funcionar é só adquirirmos materiais novos, construir outra novinha em folha, instalarmos a danada e partir pro abraço. mas lembrem-se eu construi esta com alumínio de sucata que sai mais barato e é bom pro meio ambiente.
Recomenda-se que seja utilizado um balun de ferrite. O mesmo também pode ser construido em casa com materiais de sucata, para construir este utilizei um bastão de ferrite retirado de uma bobina de um
Na foto você pode visualizar o bastão de ferrite já com as bobinas enrroladas, prontas para receber os pontos de solda.
Nesta outra foto você pode visualizar o nosso Balun já montado numa base de PVC que servirá para protejer a bobina da chuva e das intempéries.
.jpg)
Agora você pode visualizar o Balun já com a capa protetora, pronto para ser instalado em nossa dipolo encurtada

Aqui você pode ver o diagrama do Balun e os pontos de solda dos enrolamentos. Para construir o Balun foi utilizado os seguintes materiais: 01 bastão de ferrite de 10 a 12 mm de diâmetro x 100 a 120 mm de comprimento, mais ou menos 1,5 metro de fio esmaltado 2,5mm, 01 conector fêmea tipo painel.
O fio de 2,5mm foi dividido em três pedaços que foram enrrolados os três juntos sobre o bastão de ferrite até completar 08 espiras (voltas) sem espaçamento entre as espiras. Depois faça os pontos de solda conforne o esquema. O resto fica por conta de sua criatividade.
Até os finais dos testes onde estarei divulgando os resultados tanto do projéto original, tando do projéto modificado.
Até lá; 73 a Todos!
De: PU2RKP - Balthazar
Bertioga - Brasil